SOBRE:

O Projeto Turismômetro UCS - Indicadores Locais e Regionais de Turismo consiste da coleta, organização, processamento e análise de dados referentes à demanda turística da Serra Gaúcha.  Este projeto tem por objetivo subsidiar a criação de um sistema de informações gerenciais que auxilie o planejamento e a gestão do turismo na Serra Gaúcha em seus diferentes níveis e âmbitos: em empresas, setorialmente, nos roteiros, em municípios e nas regiões turísticas dos Campos de Cima da Serra, das Hortênsias e da Uva e Vinho. 

Os dados fornecidos pela rede de parceiros são coletados com total sigilo, resguardando os interesses comerciais dos participantes. Este conjunto de dados é posteriormente integrado à outras bases de dados disponíveis na Universidade para possibilitar a construção de análises detalhadas sobre o turismo da região por parte de pesquisadores vinculados aos cursos de Bacharelado em Turismo e Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, além do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial (NID ODITT). 

 

A partir disso as análises produzidas são disponibilizadas por meio de relatórios criados especificamente para atender as necessidades de informação da rede de parceiros, de alunos, de professores e de gestores públicos e dirigentes de entidades associativas. Desta maneira o projeto colabora com a missão da Universidade de Caxias do Sul de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável.

COORDENAÇÃO:

Professor da Área de Turismo da UCS.

Coordenador do NID ODITT.